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3 ERROS QUE DISTRIBUIDORAS E IMPORTADORAS COMETEM A PRECIFICAR SEUS PRODUTOS + 1 SEGREDO

Vender online virou salvação, alternativa e faturamento extra para muitas empresas. Entretanto, uma pesquisa realizada pelo site PreçoCerto ainda em 2020 constatou um dado seríssimo.

89% das lojas pesquisadas tiveram prejuízo.

De muitos fatores que poderiam originar esse déficit nos ganhos, o principal motivo de menos lucro no final do mês é a precificação de produtos realizada de forma incorreta.

Na revolução digital muitas empresas ainda se encontravam em cima do muro, porém o abalo gerado pela pandemia de covid-19 no comércio derrubou muitas empresas para o lado das vendas online.

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DISTRIBUIDORAS, INDÚSTRIAS E IMPORTADORAS PODEM SOFRER AINDA MAIS.

A falta de experiência combinadas com a velocidade e necessidade geradas pelo momento frustrou muitos empreendedores que sempre ouviram boas notícias sobre vendas online.

Por que essas empresas podem sofrer mais?

Com um conhecimento de mercado muitas vezes enraizado somente em transações B2B, indústrias, distribuidoras e importadoras sentem uma dificuldade nos primeiros passos do varejo.

Escrevemos um artigo que dá o panorama completo sobre as dificuldades e você pode ler aqui

Somando a digitalização das vendas e um novo público alvo, alguns vendedores cometem erros clássicos, que você não precisa cometer ao ler esse artigo até o final.

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Em uma estratégia de vendas online, definir onde o seu produto será ofertado é essencial para definir:

  • Investimento inicial
  • Mão de obra
  • Logística
  • Publicidade

Esses fatores possuem um peso na definição do preço do seu produto online. Aqui vai o primeiro erro:

#1 NÃO PLANEJAMENTO DA PRESENÇA ONLINE

A criação do anúncio por si só não significa ganhos imediatos.

Entretanto, negócios que estão no início da cadeia possuem como diferencial competitivo uma margem maior de lucro.

Mas sem planejamento e pensamento estratégico pode ser desperdiçada

Se você for vender em marketplaces se atente:

  •  Custos de frete
  • Comissionamento
  • Logísticas de troca

Ao optar pela loja virtual você deve:

  • Tráfego pago e orgânico
  • Logística
  • Gateways de pagamento
  • Publicidade

Em ambos os casos a mão de obra e custos de manuseio devem ser considerados.

Já deu para notar como o planejamento é essencial, principalmente nos primeiros estágios de um negócio, certo?

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#2 DESCONSIDERAR AS DIFERENÇAS

Você pode apostar apenas nas vendas em marketplaces ou se tornar um lojista híbrido (marketplaces + loja virtual).

Porém jamais desconsidere as diferenças de cada canal.

Cada ambiente de venda possui um custo para operar, e o produto deve levar em consideração cada canal de venda e não a operação como um todo.

Quer um exemplo?

Uma boa maneira de demonstrar esse fato é usando como exemplo os marketplaces.

Cada canal possui um comissionamento e política de frete, e isso impacta nos valores praticados.

Trabalhar com produtos com um valor mais elevado que a concorrência pode deixar o seu anúncio em desvantagem.

Vender um item a um valor muito baixo pode não pagar os custos da operação e deixar suas vendas no vermelho.

Trate cada canal com a sua singularidade.

AQUI VAI UMA DICA!

Realize a entrada nos canais de venda um por um. Levando em consideração cada item do seu catálogo de ofertas e diluindo os custos da operação.

Entrando da forma correta em cada ambiente de venda é muito mais fácil escalar o seu negócio e ter bons resultados!

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#3 COPIAR A CONCORRÊNCIA

Durante este artigo falamos muito sobre preço competitivo e vantagens competitivas, entretanto vender um produto com o mesmo valor da concorrência não quer dizer que você está sendo competitivo.

Uma estratégia pautada em cópia pode trazer prejuízos e algo ainda pior.

O consumidor não conseguirá ver a diferença entre você e o seu concorrente.

Em qualquer estratégia foque no seu negócio.

Esses 3 erros quando evitados já te deixam em uma boa posição para começar a ter lucros online.

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AQUI ESTÁ O SEGREDO QUE PROMETEMOS

Então você chegou ao final deste artigo, ou se você já veio direto até este parágrafo motivado pela curiosidade do título.

Fique à vontade.

Se você possui uma indústria, distribuidora ou importadora provavelmente deve estar cheio de processos e tem uma equipe especializada para isso.

Vender online é sim muito positivo, porém sem a mão de obra correta e equipe qualificada pode não gerar os ganhos planejados.

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Você sabia que a terceirização desse processo economiza até 50% de todo investimento, caso você fosse estruturar TODO o processo na sua empresa?

O nome desse serviço é Full Commerce, e nele:

  • Planejamos
  • Executamos
  • Entregamos resultados

Para você e o seu negócio.

Temos uma equipe especializada em cada processo da venda online, e assuntos tão importantes como a precificação são definidos por especialistas no assunto.

Fale agora com a Facility Commerce

Entenda como podemos te ajudar e os resultados que terá!