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SEO para e-commerce, o UP que pode estar faltando no seu negócio

Imagine o seguinte cenário, você é um lojista e o seu negócio vende itens relacionados ao streetwear.

Você montou uma loja física e ela fica próxima a uma pista de skate, porém não colocou identificações ou qualquer elemento que pudesse sinalizar o seu negócio para o público.

Mesmo que sua loja tenha um catálogo de produtos diferenciados, o seu cliente só irá saber disso se ALGUM DIA, por ALGUM ACASO ele entrar no seu estabelecimento.

A situação acima pode parecer cômica, porém acontece com frequência no e-commerce.

A visibilidade é um dos fatores mais importantes para que uma loja virtual consiga converter vendas. Além de estratégias como o tráfego pago, outro elemento muito importante é por muitas vezes deixado de lado: O SEO.

O QUE É SEO E PORQUE ELE É IMPORTANTE PARA O MEU E-COMMERCE?

SEO ou em tradução livre para o português, OTIMIZAÇÃO PARA OS MOTORES DE BUSCA, é um conjunto de estratégias que aproxima o seu site dos primeiros resultados nos motores de busca, assim dando mais visibilidade e aumentando as chances de cliques.

Por que o SEO é tão importante para o meu e-commerce?

Otimizar o seu site para que os motores de busca o encontrem mais facilmente, tem o poder de aumentar o seu tráfego de forma ORGÂNICA, sem investir nenhum centavo com publicidade.

Isso quer dizer que tendo um bom fluxo de tráfego orgânico eu posso parar de pagar por publicidade?

A resposta é: Não!

Mas isso te deixa independente de apenas UMA FORMA de chamar a atenção de novos usuários e você pode equilibrar os custos com tráfego pago.

ANTES DE SABER COMO CONQUISTAR O SEO, VOCÊ DEVE SABER COMO NÃO O ESPANTAR

A otimização do seu site deve ser levada a sério, isso porque o principal motor de busca segue à risca uma série de elementos que podem tirar a visibilidade da sua página.

Descubra alguns fatores que podem estar afetando o seu negócio:

1 – Site não responsivo

Só para você entender a importância e o peso que o Google dá para esse fator.

Entre os anos de 2017 e 2018, os celulares foram responsáveis por 98,1% dos acessos à internet. Só no Brasil.

Por isso a necessidade de sites responsivos, onde é possível ser acessado por diversos aparelhos e sem perdas de conteúdo ou falha no carregamento.

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2 – Links Quebrados

Páginas que levam o usuário de encontro com mensagens como “Error 404” ou Página não encontrada. Além de terem um alto número de rejeição são consideradas ruins e o Google entende que não deve considerar aquele conteúdo.

Fique atento a este item!

3 – URLS não amigáveis

O Google consegue identificar os termos de procura, também pela URL da página. Sites que tem como endereços letras e números misturados atrapalham o trabalho do motor de busca.

O ideal é criar URL’s otimizadas ou utilizando um termo dito pelo próprio Google: Amigáveis.

Um exemplo da URL ideal é:

www.lojinhaexemplo.com.br/tenis-para-skate-branco-marca-xpto

POR QUE OS E-COMMERCES NÃO TRABALHAM O SEO DA MANEIRA CORRETA?

Um dos fatores que podem contribuir para a dificuldade das empresas é a falta de conhecimento e o espanto pela complexidade do assunto.

As otimizações para SEO evoluíram com o tempo e novas estratégias e boas práticas foram sendo criadas.

Entretanto o ideal é: Comece o início.

Procure identificar se o seu negócio não comete algum desses erros listados acima, se for o caso faça as alterações necessárias e anote as próximas dicas de SEO para o seu E-commerce!

1 – Quem é o seu público-alvo?

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Ao decorrer deste material pudemos notar que o SEO é sobre ter o seu site como resultado da procura do cliente.

Por isso, conhecer o seu público e entender seus interesses e forma de pesquisa é importante para definir a comunicação e escolha de PALAVRAS CHAVE!

2 – Palavras essa é a chave!

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A escolha de palavras chaves é uma das etapas mais importantes, procure trabalhar com termos que sejam relevantes e acessíveis.

Utilizar palavras com um nível de busca muito alta e com grande concorrência pode tornar mais difícil o ranqueamento.

Procure trabalhar com palavras de cauda longa, que são mais assertivas!

 O que são palavras de cauda longa?

A melhor forma de explicar é através de um exemplo:

Palavra chave – Tênis

Palavra de cauda longa – Tênis para andar de skate

3 – Não subestime o poder das fotos para o Google

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Imagens auxiliam no aumento de relevância do seu e-commerce, além de tornar o seu site mais acessível, para deficientes visuais, por exemplo.

Como otimizar uma imagem para o Google?

  • Lembra da URL’s amigáveis? O Nome do arquivo da foto deve seguir o mesmo padrão;
  • Texto (alt) das imagens;
  • Texto próximo da imagem;

Além desses fatores, existem outros elementos que você consegue melhorar e o Google criou um material para ensinar todos esses pontos, aqui.

4 – O internet está cada vez mais voltada para o conteúdo

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Apesar de este artigo ser focado em SEO para e-commerce, o conteúdo possui um grande peso quando o assunto é relevância.

Criar materiais únicos e de valor, pode aproximar você dos seus potenciais compradores, além de criar engajamento.

E a regra é clara, quanto maior o tempo de permanência e acessos ao seu site mais o Google entende que aquela página deve ser resultado de alguma pesquisa relacionada.

E tem mais…

O Link Building é SUPER IMPORTANTE quando falamos que SEO. Essa estratégia consiste em ter o link do seu site em outro domínio.

Porém o Google é bem restritivo quanto a validade desses links, eles não podem ser introduzidos de qualquer forma pois podem ser invalidados.

O ideal é que seja um conteúdo relevante e que aponte para o seu link.

Certo, e o que o Google entende com isso?

Que o seu site produz um conteúdo valioso e deve ter mais relevância.

CONCLUSÃO FINAL

O SEO não para nesses tópicos, porém colocar essas dicas em dia já é uma excelente forma de iniciar os trabalhos rumo a um bom ranqueamento.

Ao decorrer deste artigo aprendemos que otimizar a sua operação vai além de conseguir visibilidade é também uma forma de fortalecer um canal de novos visitantes e com custo zero.

Os donos de e-commerce devem ter em mente que explorar várias maneiras de conquistar tráfego é importante para o sucesso de uma operação.